Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho

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A empresa só consegue controlar aquilo que mede. A Consultoria Empresarial de Gestão de Processos e Indicadores de Desempenho – Econômicos, Financeiros e Operacionais, possibilita gerir os recursos da melhor forma possível, aumentar os resultados, melhorar a produtividade, diminuir o desperdício, diminuir custos e despesas e aumentar a geração de caixa (EBITDA).

Para uma organização funcionar de maneira eficiente e eficaz ela tem que determinar e gerenciar diversas atividades interligadas com o objetivo de garantir um bom desempenho de seus processos produtivos em sua qualidade, custos, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e rentabilidade.

Na consultoria empresarial a análise dos processos é indispensável para identificar como estão organizadas as pessoas e os demais recursos nestes processos, estabelecer a interação entre eles aperfeiçoando significativamente a qualidade do que é oferecido, eliminando retrabalho entre as áreas e identificando erros de procedimentos para a obtenção de melhorias que garantam uma abordagem objetiva e prática dos serviços prestados.

Durante a consultoria empresarial os indicadores são essenciais ao planejamento e controle dos processos organizacionais, pois constituem a base do planejamento. Estabelecem medidas verificadoras do cumprimento de metas e objetivos e sinalizam o rumo que a organização está seguindo. Assim, facilita a ação da gerência proporcionando melhor respaldo na tomada de decisão.

Os indicadores devem estar sempre associados às áreas do negócio cujo desempenho causa maior impacto no sucesso da organização. Desta forma, eles dão suporte à análise crítica destes resultados bem como à tomada de decisão e ao replanejamento. Os indicadores auxiliam a organização a traduzir sua estratégia em objetivos operacionais mensuráveis, que direcionam seu desempenho.

Os indicadores podem ser usados para AVALIAR a condição atual da organização por meio de um diagnóstico comparando seus dados com os de outras empresas (benchmarking). Neste caso, poderão apoiar a formulação de planos estratégicos e ações de melhorias.

Exemplo de indicadores para avaliação da condição atual do negócio

Clientes: preço, qualidade, confiabilidade no prazo, inovação de produtos;

Colaboradores: Clima organizacional, saúde e segurança no trabalho em conformidade com as Normas vigentes, salários, crescimento pessoal e profissional, inclusão social;

Acionistas: dividendos e valorização do valor do patrimônio;

Fornecedores: parceria, volume de compras, preço de compra;

Os indicadores poderão ser utilizados para MELHORAR, pois permitem monitorar o progresso em relação às metas estabelecidas.

Os principais tipos de indicadores são:

• Indicadores de capacitação;

• Indicadores de desempenho;

• Indicadores de qualidade;

• Indicadores de produtividade.

Os indicadores deverão ser relevantes, ou seja, medir realmente o que é importante para o processo, ser simples tanto no que diz respeito à coleta dos dados como no seu entendimento, abrangente medindo dados significativos do processo, comparáveis, facilitando sua comparação com dados históricos e com outras empresas e baratos para que os benefícios da medição sejam superiores ao seu custo.

A utilização de indicadores na consultoria empresarial exige ainda que seja definida qual a avaliação que se deseja fazer com o uso do indicador, controles e melhorias pretendidas. Além, disso é necessário que se faça a escolha do indicador, método e forma de coleta de dados e forma de cálculo.

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